Cherini


 
Pronunciamentos - Discursos Proferidos em Plenário
 

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Orador: GIOVANI CHERINI, PDT-RS
Data: 22/03/2012
 

O SR. GIOVANI CHERINI (PDT-RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) -Obrigada, Sra. Presidenta. Saúdo nossa Presidenta Rose de Freitas e os nossos colegas Deputados e Deputadas.

Hoje é o Dia Mundial da Água, e todos sabemos que nosso planeta está doente. Em um terço do Rio Grande do Sul, em dez anos, não haverá mais água nem para beber.

Estamos diante de uma discussão cheia de preconceitos, na minha avaliação, sobre o Código Florestal. O projeto foi para o Senado Federal, voltou para cá. A Câmara, de forma heróica, está resgatando-o, porque esse binômio, essa dicotomia entre ambientalista e ruralista jamais deveria acontecer. O agricultor tem que preservar, porque se trata da sobrevivência dele. Mas não se pode imaginar que a cidade vai fazer capitalismo, e o meio rural vai fazer socialismo.

Nós vivemos há 20 anos o chamado ProVárzea. O Governo financiava o agricultor que drenasse seus banhados para plantar. Agora aparecem os heróis dizendo: vamos corrigir tudo isso. Não, o passado tem que ser tratado de um jeito, o presente tem que ser tratado de outro jeito. E o presente, para mim, é aprovar aqui o que fizemos, ou seja, manter a cidade e o campo nas áreas consolidadas. E a partir daí criar um fundo nacional dos poluidores. Os poluidores têm que pagar. Quem polui, quem joga CO2 na atmosfera têm que pagar por isso. E os preservadores, que são os nossos agricultores, têm que receber.
Afinal, nos Estados Unidos, em Nova York, estão recuperando as águas, ganhando 1 bilhão de dólares por ano, porque pagam para o agricultor preservar o banhado e a fonte. É assim que funciona no sistema capitalista e não fazendo socialismo na propriedade alheia.

Por isso, nós achamos que o que a Câmara está fazendo é um ato heróico de grandeza pelo Brasil. Nós temos que votar "sim" ao Código Florestal e, depois, discutir.

Aqueles que poluem têm que pagar e aqueles que preservam têm que receber. Assim nós vamos fazer a economia verde andar pelo Brasil afora. O agricultor vai preservar as fontes, os banhados, a mata ciliar, mas receberá mensalmente, como recebe o Bolsa Família, o Bolsa Verde, por aquilo que recuperar.
Mas isso não vai acontecer neste momento. Agora é o marco legal. Depois temos que discutir isso.

Muito obrigado, Sra. Presidente.

 

 

 

Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221