Cherini


 

Notícias - 31/05/2012

 

Giovani Cherini leva reivindicações das cooperativas ao Ministro da Agricultura

 
 

Atendendo pedido da OCERGS - Organização das Cooperativas do Rio Grandedo Sul (OCERGS), através do seu presidente, Vergilio Frederico Perius, odeputado federal Giovani Cherini (PDT) ratificou junto ao ministro daAgricultura, Mendes Ribeiro,na tarde da quarta-feira (30), a reivindicação dascooperativas gaúchas para viabilização e implantação de um Centro Nacional dePesquisa de Gado de Leite, pelo Ministério da Agricultura, no Rio Grande doSul.

Hoje, a unidade depesquisa de Leite da Embrapa está localizada em Minas Gerais, não atendendo arealidade referente a questões de manejo, alimentação, forrageiras, clima, soloe raça do gado leiteiro dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina eParaná.

Em 10 anos aprodução de leite da região Sul cresceu 98%, sendo que a região Sudeste – maiorprodutor de leite – cresceu 26% nesse mesmo período. A expectativa é de que, decinco a seis anos a região Sul possa produzir a mesma quantidade ou ultrapassara produção de leite da região Sudeste e, para alavancar esse crescimento, éindispensável uma unidade de pesquisa na área.

Cherini também defendeu, junto ao Ministro,  a participação das cooperativas no BNDESPAR.   “ Nossas sociedades cooperativas obtém da União e de instituições financeiras federais financiamentos com juros altos – Procap Agro– 9,5% para capital de giro e 6,75% para demais operações, o que dificulta a competitividade com empresas beneficiadas pelo BNDESPAR, que atuam nos mesmos setores”, afirma o parlamentar.

Cherini ressalva que estrutura jurídica das sociedades cooperativas não afasta o BNDESPAR de ser sócio dessas entidades, pois, as cooperativas agropecuárias gaúchas geraram resultados operacionais positivos nos últimos cinco anos, com valores bem acima da inflação oficial, em torno de 10% ao ano. E também porque as cooperativas podem negociar com seus associados parcela das sobras parar emunerar os investimentos societários, que o BNDESPAR faria.

 
 

Jornalista Responsável: Mônica Carvalho
Jornalista MTB: 16.301

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221