Cherini


 

Notícias - 14/06/2012

 

Deputado Giovani Cherini e comitiva de Santo Ângelo participam de audiência na CONAB

 
 
 

Nesta terça-feira (12), o deputado federal Giovani Cherini (PDT) participou de audiência na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Ele estava acompanhado de uma comitiva do município de Santo Ângelo, composta pelo prefeito Eduardo Loureiro, pelo vereador Edson Martins e pelos representantes da Cooperativa Tríticola Regional de Santo Ângelo (COTRISA), o presidente Roberto Haas e o assessor jurídico Alan Provenzi. Eles foram recebidos pelo diretor financeiro da companhia, João Carlos Bona Garcia. 

O encontro teve por objetivo iniciar um diálogo para a possível negociação da dívida da cooperativa com a CONAB.  Essa dívida está ativa desde 1985 e até o presente momento não havia sido apresentada nenhuma possibilidade de negociação. Por este motivo há 12 anos está em tramitação um processo judicial.

Porém, agora com a intervenção do deputado Cherini e do prefeito Eduardo Loureiro, o diálogo se tornou mais fácil e as chances de negociação foram ampliadas. O diretor financeiro da CONAB, João Carlos Bona Garcia se comprometeu em analisar o valor da dívida e as propostas da cooperativa para poder manifestar a posição da companhia até o final da próxima semana. 

A negociação em andamento é crucial para a continuidade da Cooperativa que sem dúvida é importante para a região na qual está inserida. Atualmente a Cotrisa conta com nove mil associados, sendo 80% de agricultores familiares. A cooperativa está presente em 16 municípios da região das Missões e oferece 300 empregos diretos.  

Segundo o assessor jurídico da cooperativa Alan Provenzi, a maior vontade da Cotrisa é negociar a dívida e encontrar soluções para manter os nove mil associados, os 300 empregos diretos e os benefícios que traz para a região das Missões. Provenzi afirmou ainda que se as propostas forem aceitas e os acordos efetivados será um momento histórico para a Cotrisa que há 27 anos luta contra essa dívida.

 

Jornalista Responsável: Mônica Carvalho
Jornalista MTB: 16.301

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221