Cherini


 

Notícias - 15/02/2012

 

Comissão de Meio Ambiente promove o “Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis”

 
Evento reunirá prefeitos e candidatos às próximas eleições municipais para assumirem
compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis 
 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CMADS da Câmara dos Deputados dá início a mais um desafio, o “Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis”. O evento, que tem como principal objetivo apresentar o Programa Cidades Sustentáveis aos atuais e futuros prefeitos municipais, será realizado no próximo dia 1º de março, na sede da Academia Brasileira de Filosofia – Casa de Osório, no Rio de Janeiro, a partir das 9h.

O deputado Giovani Cherini (PDT/RS), presidente da CMADS e coordenador geral deste grande evento, dá detalhes sobre o Programa Cidades Sustentáveis, já considerado inovador e até mesmo revolucionário. Segundo Cherini, a iniciativa é uma ação política da sociedade civil que arquitetou o programa com potencial de modificar profundamente os costumes políticos ao propor um verdadeiro pacto articulado em 64 metas, 12 eixos e mais de 300 indicadores de sustentabilidade social, econômica e ambiental. “O inovador e genial desta ideia não é o simples fato do programa defender a sustentabilidade ambiental e social, mas sim, por integrar verdadeiramente a sociedade civil no processo eleitoral. Relaciono esta inserção no momento em que os eleitores puderem decidir, valorizando os candidatos a prefeitos que estiverem comprometidos com o programa Cidades Sustentáveis”, enfatizou o deputado.

O Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br) é um audacioso projeto encampado por mais de 60 das maiores instituições e empresas do país, com uma ideia simples: sensibilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras de desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. No Brasil, a população urbana chega a 85% e, na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumentam também a dificuldade de se manter o equilíbrio espacial, social e ambiental.

Os candidatos a assumir as prefeituras municipais a partir das próximas eleições que assinarem a Carta Compromisso em apoio ao Programa Cidades Sustentáveis, estarão de acordo com as ferramentas propostas pelo programa que inclui uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, que incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural. A proposta é que se eleitos, todos deverão estar dispostos a incorporar a sustentabilidade de forma transversal às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil. Além disso, estará imposta a prestação de contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados e que possam revelar a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo. As assinaturas começarão a valer a partir da oficialização dos pré-candidatos nas convenções partidárias que devem ocorrer do dia 10 a 30 de junho de 2012. Durante a cerimônia de abertura do Colóquio haverá uma "Ato de Assinatura" do programa, protagonizado pelos pré-candidatos às próximas eleições.

Giovani Cherini destaca um dos diferenciais deste evento promovido pela CMADS; a parceria entre a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Academia Brasileira de Filosofia, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria de Assuntos Estratégicos e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. O Encontro terá como presidente de honra, o empresário Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos e idealizador do Fórum Social Mundial. O jornalista e ativista ambiental André Trigueiro será homenageado no evento. Ele receberá o título de "Acadêmicos Honoris Causa" da Academia Brasileira de Filosofia. Oded Grajew, também coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e o jornalista André Trigueiro farão a abertura do Colóquio com a palestra intitulada: "Sustentabilidade Urbana: Desafio do Século XX".,

Ao todo, o “Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis receberá 17 palestrantes, de seis estados brasileiros, que debaterão as questões centrais para o desenvolvimento urbano sustentável.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser encaminhadas para o e-mail: meioambientecamara@gmail.com
Mais informações no site www.abema.org.br e pelo telefone (21) 2252-8593.

 
Jornalista Responsável: Emmanuelle Lamounier
 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 468 - Fone: (61) 3215-5468
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221