Cherini
 

Notícias - 29/09/2011

 

Giovani Cherini prestigia inauguração de unidade que gera carvão do coco

 
Tecnologia 100% nacional está sendo desenvolvida em Macaíba (RN)
 
 
Legenda: Cherini, Zanatta e José Mário: tecnologia limpa a serviço da qualidade de vida
 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, deputado Giovani Cherini prestigiou – nesta sexta-feira (30.09.11) – à inauguração da primeira unidade de processamento de coco para carvão do país, a Macaíba Brasa Verde (Grupo Ecox), na cidade de mesmo nome, região industrial de Natal, Capital potiguar.

“Essa tecnologia genuinamente brasileira tem um potencial revolucionário porque, além de ser 100% natural e não poluente, permite um rendimento (geração de energia) muito superior ao carvão vegetal tradicional”, explicou Cherini.

A intenção do deputado pedetista é encontrar formas de incentivar o desenvolvimento da tecnologia limpa, por meio de incentivos fiscais, por exemplo. “Além de não poluente, essa alternativa de energia limpa tem a vantagem de evitar o corte de milhares de árvores, cria empregos e elimina o trabalho escravo (nas carvoarias)”, assinalou.

Com investimento inicial de R$ 1 milhão, a fábrica Macaíba Brasa Verde nasce com seis funcionários, já de olho em parcerias com as prefeituras da região, cujo potencial de oferta de 40 toneladas de coco/dia. A tecnologia de conversão do coco para carvão demandou mais de três anos de pesquisas por parte do inventor e administrador de empresas Luiz Guilherme Teixeira, .

 
Marcello Sigwalt - Assessoria de Imprensa
 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221