Cherini
 

Notícias - 25/11/2011

 

Caso Chevron - Nota do Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados

 

A Câmara dos Deputados e o Povo brasileiro foram vítimas do maior engodo – da maior mentira – perpetrada contra os interesses nacionais dos últimos tempos.  A Agência Nacional do Petróleo – ANP, acuada pelas notícias cada vez mais reveladoras de compadrio para com a Chevron no caso do calamitoso desastre no Campo de Frade na Bacia de Campos, anunciou solenemente durante reunião de Audiência Pública desta Comissão que estava a suspender indefinidamente todas as operações da Chevron no Brasil. Pois bem, isto não passou de um engodo, uma vez que em realidade fora suspensa apenas a prospecção de petróleo no campo em desastre, o qual obviamente já estava impedido de operar por questões técnicas. Assim, todas as demais operações bilionárias em solo brasileiro desta que é uma das cinco maiores petroleiras do mundo – e que atende também pelo nome de TEXACO – continuam em pleno vapor, apesar da manifesta imperícia da mesma; seja no Golfo do México, seja na Bacia de Campos.

Desta feita, o que se viu foi um verdadeiro engodo para diminuir a legítima pressão dos parlamentares durante aquela Audiência Pública. Ademais, mesmo com esta encenação, ficou claro durante a Audiência Pública que a Chevron – TEXACO adulterou, editou e manipulou os vídeos entregues à ANP para encobrir as reais proporções do incidente, motivo pelo qual reputamos que a atual direção da empresa no Brasil não detém mais as condições essenciais de credibilidade e respitabilidade para tratar com quaisquer autoridades públicas brasileiras.

Esses são motivos suficientes para pedir a suspensão total das atividades dessa empresa no Brasil. A ANP e a Chevron – Texaco enganaram essa comissão e o povo brasileiro uma vez, não o farão mais.

 

Luiz Junior (51)9798-1441 - Jornalista – Reg. Prof. 10.824
Coordenador do Escritório de Representação Parlamentar

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221