Cherini
 

Notícias - 25/11/2011

 

Presidente da Comissão de Meio-Ambiente pede a
suspensão total das atividades da Chevron no Brasil

 
Para Cherini, suspensão proposta pela ANP foi para inglês, e americano, ver
 

O deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS) presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados pediu na tarde de hoje (25) à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a suspensão das atividades da empresa norte-americana Chevron no Brasil, responsável pelo vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos - RJ. Cherini considerou insuficiente as explicações prestadas pelo presidente da empresa , George Buck, durante audiência pública na última quarta-feira, na Câmara dos Deputados. No início da semana, o presidente da ANP, Haroldo Lima, afirmou que a Chevron “atuou no país em completa violação ao contrato de concessão e a própria legislação brasileira”.

Segundo Cherini, durante a audiência o representante da ANP Raphael Moura, informou que a ANP estava naquele momento proibindo a perfuração de novos poços de petróleo pela empresa norte-americana. “Entendo que essa medida da ANP foi insuficiente, uma forma de acalmar a opinião pública em nosso país. Essa empresa tem que parar de operar imediatamente em nosso país, e não apenas ser proibida de perfurar novos poços”, disse Cherini. Segundo o que a empresa explanou na audiência da Comissão do Meio Ambiente, a Chevron trabalha em mais onze ou doze poços atualmente no Brasil. ANP e Marinha do Brasil são reféns da empresa, afirma Cherini

Outro fato que fez com que o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, deputado Giovani Cherini solicitasse a suspensão das atividades da Chevron no Brasil, é um fato apresentado por Edlander Santos, Contra-Almirante da Marinha do Brasil. Segundo ele, todas as imagens apresentadas para a Marinha e para a ANP são geradas e monitoradas pela própria empresa. Esse fato, segundo Cherini, utilizando-se de um dito popular brasileiro, “seria como a raposa cuidar do galinheiro”, afirmou.

 

Luiz Junior (51)9798-1441 - Jornalista – Reg. Prof. 10.824
Coordenador do Escritório de Representação Parlamentar

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221