Cherini
 

Notícias - 21/11/2011

 

ASSINATURA DA CARTA COMPROMISSO MARCA A ABERTURA
DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DO MUNICIPALISMO

 
 
Presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew, e Prefeito de Porto Alegre,
José Fortunati, receberam o título acadêmico Honoris Causa
 

Porto Alegre abriu hoje (21.11) a quarta edição do Congresso Brasileiro do Municipalismo. O encontro, que termina amanhã, terça (22.11) tem como tema “As Cidades Sustentáveis”. A abertura ocorreu às 17 horas, no auditório do Palácio da Justiça com mais de duzentas pessoas na plateia. O Coordenador Geral do evento, deputado federal Giovani Cherini, também Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, foi o anfitrião da tarde.

Um dos destaques da programação foi a entrega do título acadêmico Honoris Causa, comenda da Academia Brasileira de Filosofia. O empresário israelense naturalizado brasileiro e presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, foram os agraciados.

Na sequência, políticos com intenção de se candidatar às eleições de 2012 assinaram a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. Os signatários do documento assumem o compromisso de incorporar aos mandatos medidas favoráveis aos princípios de sustentabilidade social, econômica e ambiental. “Vamos ter uma campanha eleitoral mais responsável, o entendimento do que significa desenvolvimento sustentável e um instrumento para os gestores públicos fazerem com que a sua gestão seja eficiente na direção deste desenvolvimento”, explicou Oded Grajew. Já o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, foi o primeiro pré-candidato a assinar a carta compromisso. “Assumo o compromisso com a Plataforma Cidades Sustentáveis e concordo em fazer um diagnóstico da cidade para que sirva de referência para o estabelecimento de um plano de metas contemplando os 12 eixos da plataforma”, garante Fortunati.

O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar da Cunha Tiscoski, discursou no encerramento do primeiro dia. Para ele, o Brasil precisa investir 420 bilhões de reais até 2030 para resolver os problemas de saneamento. Falou, ainda, que o país tem uma destinação incorreta de lixo em 4 mil dos 5.565 municípios. Segundo ele, é produzido 1kg de lixo por dia por habitante e mais de 70% têm destinação incorreta.

O congresso recomeça às 9h desta terça-feira, dia 22, no Palácio da Justiça e encerra às 18h.

O congresso
O encontro é fruto de uma articulação entre a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal com a Academia Brasileira de Filosofia, Eletrobrás, ONU, Secretaria de Assuntos Estratégicos e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Os parceiros regionais são a FAMURS, Programa de Qualificação em Gestão Pública, CDP – Consultoria em Direito Público, FMP – Escola Superior do Ministério Público e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

 
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Adriano Cescani e Robledo Milani - Phosphoros Novas Ideias
 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221