Cherini
 
Notícias - 25/05/2011
 

Presidente da Eletronuclear estará na Comissão de Meio Ambiente da Câmara amanhã

 
 

O Presidente da Eletronuclear, Almirante Othon Silva, considerado o “pai” do Programa Nuclear Brasileiro, confirmou oficialmente sua presença na Audiência Pública que ocorre amanhã, às 10h, na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. A audiência – que tratará sobre a segurança do Programa Nuclear Brasileiro -  ocorrerá por proposição do presidente da comissão, Dep. Giovani Cherini (PDT-RS); e contará igualmente com a presença do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

A presença de Othon se dá após a sua ausência em duas outras audiências públicas da comissão para tratar do tema. Sob a ameaça de convocação do Ministro Edson Lobão, o mesmo determinou a Othon que “comparecesse na data e hora determinados pela comissão”. A Comissão de Meio Ambiente já realizou duas outras audiências públicas para tratar do tema, com especialistas e autoridades públicas; além de ida uma comitiva de deputados para fiscalizar a operação das usinas em meados de abril.

Segundo o presidente da comissão, Giovani Cherini, o quadro é preocupante: “ De tudo o que vimos até agora, nada justifica aquelas usinas. É uma gastança sem fim. 20 milhões de reais por ano só para cuidar do maquinário de Angra 3 encaixotado desde 84. Só aí já foram 540 milhões de reais pelo ralo. São 15 mil casas populares! E para colocar Angra 3 em operação se deve gastar mais 10 bilhões de dólares, é um absurdo!”

Já quanto à segurança da usinas, Cherini dispara: “Não existe plano de evacuação sério. Plano de evacuação pressupõe meios de evacuação, e a estrada Rio-Santos está em situação precária. Se houver um acidente lá morre todo mundo, e não de radiação, mas antes pisoteado pois não há como sair de lá. Em audiência pública o presidente do IBAMA nos confirmou que Angra não tem licença porque não cumpre as cláusulas de segurança de um TAC assinado com a PGR há 10 anos. Houve inclusive denúncias de parte dos fiscais da CNEN de que são perseguidos cada vez que tentam fiscalizar as usinas seriamente! É uma caixa-preta!”

Por fim, o deputado questiona os reais motivos das Usinas de Angra: “Somos um país com autossuficiência energética, com a maior matriz energética renovável e limpa do mundo. Somos a nação mais desenvolvida do mundo no uso da biomassa. E se o caso é diversificar, porque não a energia eólica que é mais barata? Desconfio que estas usinas são apenas fachada para uma operação militar!  Se não fosse isto, o porquê da militarização do programa? A bomba atômica é proibida pela Constituição!”

CRÉDITO DA FOTO: GUSTAVO LIMA

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221