Cherini
 
Notícias - 01/01/2011
 

Tarso presta compromisso constitucional e toma posse como governador do RS

 

Encerrou-se às 9h30 a Sessão Solene de Compromisso Constitucional e Posse do governador eleito Tarso Genro (PT) e do vice Beto Grill (PSB). O novo governador encaminha-se para o Palácio Piratini, onde acontece a transmissão do cargo.

Na solenidade no Plenário 20 de Setembro, o presidente Giovani Cherini (PDT) fez a a abertura dos trabalhos saudando o governador eleito Tarso Genro e o vice-governador Beto Grill, além de autoridades civis, militares, religiosas, parlamentares e familiares presentes na cerimônia.

Após o Hino nacional, interpretado pelo tenor Eduardo Bighelini, acompanhado pelo tecladista Rodrigo Cattani, Tarso Genro proferiu o compromisso constitucional: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense".

Em seguida, o deputado Pedro Westphalen (PP), primeiro-secretário da Mesa Diretora, procedeu à leitura do Termo de Posse. O mesmo procedimento foi repetido para o vice-governador eleito Beto Grill.

Em seu discurso, Cherini ressaltou o ineditismo da eleição decidida em primeiro turno no Rio Grande do Sul e reconheceu a soberania da vontade da maioria dos gaúchos.

Cherini lembrou que tanto ele, quanto Tarso Genro são oriundos de Escolas Agrícolas, onde a cooperação era vivida no quotidiano. Cooperativista declarado, o presidente da Casa, destacou o seu programa de gestão do Parlamento gaúcho, denominado "Cooperação, o Rio Grande acima das Diferenças". Cherini disse que com Tarso a cooperação vai ser a palavra de ordem e agradeceu pelo envio ao Parlamento a proposta de criação da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, que será comandada pelo deputado Ivar Pavan (PT).

Ao finalizar seu discurso, Cherini entregou a Tarso Genro os elos nas cores vermelha, verde e amarelo, que simbolizam a cooperação, mas também o novo Rio Grande, Brasil e o mundo.

Em seu discurso, o governador Tarso Genro enfatizou que a Assembleia é uma Casa partidária e que representa as vicissitudes e qualidades da própria sociedade. Destacou seu objetivo de ter uma relação de diálogo permanente com a Assembleia, assim como com todas as representações da sociedade civil. Tarso anunciou que proporá um pacto entre todos os poderes do estado do Rio Grande do Sul, a exemplo do que foi implementado no governo federal. "Tenho convicção que o Rio Grande do Sul está maduro para dar um salto qualitativo na sua cultura política", afirmou.

 

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221