Cherini
 
Notícias - 01/01/2011
 

Presidente da ALRS diz estar convicto de que cooperação será a
palavra de ordem do novo governo

 

Em seu discurso de saudação ao novo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), na manhã deste sábado (1º), o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), afirmou estar convicto de que cooperação será a palavra de ordem do governo que se inicia neste ano, fazendo menção à sua principal bandeira à frente do Parlamento gaúcho em 2010. “A democracia assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal, e que os seus diretos sejam integralmente respeitados. Sinto que o senhor governará para todos. As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, do compromisso e da cooperação”, destacou.

O presidente do Parlamento gaúcho afirmou que Tarso assume o governo num momento ímpar, com os governos estadual e federal intrinsecamente ligados, “possibilitando a concretização de um novo tempo”. Ainda ressaltou que as propostas do novo governador foram bem recebidas pelos deputados e aprovadas. “Duvido que, neste Estado, alguém conteste a sua competência ou não respeite a sua determinação e coragem. Acredito que a coragem, a cooperação e o senso político contribuíram para que vossa excelência chegasse até aqui”, disse ao novo chefe do Executivo estadual. Cherini também lembrou do período da campanha eleitoral, quando “via um Tarso propositivo, cooperativo”.

Para Cherini, a proposta de criação da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo demonstra que a importância da cooperação é reconhecida pelo novo governo estadual. Fez menção aos dados do IBGE, que apontaram o Rio Grande do Sul como majoritariamente urbano. “Nossos irmãos estão abandonando o campo. O que fazer para mudar esta situação? É um desafio”, ponderou. Mencionou ainda que a Organização das Nações Unidas escolheu 2012 como ano internacional do cooperativismo.

Gestão 2010
Ao falar da gestão da Assembleia Legislativa em 2010, o presidente mencionou em especial a sua maneira de conduzir a Casa. “Pratico a chamada política integrativa, aquela que contribui sempre para a felicidade das pessoas. Há, hoje em dia, uma grande falta de amor, de compreensão, de solidariedade”. E complementou: “Política integrativa, no meu entender, é isso: fazer com que o cidadão tenha atendidos os seus direitos. Nossa proposta nasceu da necessidade de erradicar-se a fragmentação das instituições, dos indivíduos e da sociedade gaúcha como um todo”.

Prestigiaram a Sessão Solene de posse do governador e vice-governador Beto Grill, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Léo Lima; procuradora-geral de Justiça do Estado, Simone Mariano da Rocha; ex-governador Olívio Dutra; ex-governador Alceu Collares; comandante militar do Sul, general de Exército, Túlio Cherem; prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Vilson Darós; arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings; deputados estaduais e federais, entre outras autoridades, além de familiares e amigos.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221