Cherini
 

Notícias - 07/12/2011

 

Giovani Cherini viabiliza criação de Comissão Especial para
regular as concessões do setor elétrico brasileiro

 

Em 2015, todas as empresas de energia elétrica terão que refazer os seus contratos de concessão. Prevendo uma necessidade de regular a renovação dessas concessões, principalmente, no que se refere às tarifas de energia elétrica, o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), anunciou na tarde desta quarta-feira, 7/12, durante a Conferência Brasileira de Energia realizada em Brasília, que apresentará um requerimento ao presidente da Câmara, Marco Maia, para instalar uma Comissão Especial que vai tratar da renovação das concessões do setor elétrico brasileiro.

Segundo Giovani Cherini, o tema é urgente e o requerimento servirá para acelerar o processo de instalação da Comissão Especial que avaliará as proposições que visam regular a renovação dessas concessões. Para o deputado, o grande resultado da Conferência Brasileira de Energia foi, especialmente, trabalhar na questão tarifária da energia que é muito cara no Brasil. “Temos que diminuir o preço da energia elétrica. Além disso, planejamos a criação de uma frente parlamentar para trabalhar esse tema, principalmente porque em 2015, todas as empresas de energia elétrica terão que refazer os seus contratos de concessão. Diante disso, nós vamos intervir para que a energia elétrica no Brasil seja algo bem mais barato do que é hoje”, declarou.  

Cherini decidiu hoje, ser membro da frente parlamentar em defesa dos consumidores de energia elétrica.

Conferência Brasileira de Energia

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, Giovani Cherini afirmou ter fechado os trabalhos da comissão deste ano, com chave de ouro.  “Nós realizamos diversos debates durante todo o ano de 2011. Tivemos a oportunidade de reforçar a questão do saneamento básico num encontro importantíssimo que reuniu o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Depois, promovemos debates sobre sustentabilidade com a Ministra do Meio ambiente, Isabela Teixeira e agora, alavancamos discussões em torno da sustentabilidade energética no Brasil, com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Afirmo termos fechado os trabalhos da comissão em 2011, com saldo positivo, especialmente, por se tratar de uma comissão propositiva que vai, com certeza, sempre ter um papel fundamental e importante em muitas ações do meio ambiente e da sustentabilidade no país.  

Cherini adiantou ainda que um dos objetivos para 2012 é a criação de uma frente parlamentar da sustentabilidade energética.

Algumas das participações mais marcantes do último dia da Conferência foram dos deputados federais Arnaldo Jardim (PPS/SP) e César Halum (PSD/TO), assim como do presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa e do Dr. Eduardo Carlos Spalding, membro do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  

 

Jornalista: Emmanuelle Lamounier
CRÉDITO FOTOS: Leonardo Prado.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221