Cherini
 
Notícias - 19/08/2011
 

Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados
assina protocolo de intenções com a ABF

 
 

Durante o Congresso Libertas XXI, realizado 18 de agosto último na Academia Brasileira de Filosofia (ABF) no Rio, foi assinado protocolo de intenções assinado entre o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Giovani Cherini (PDT-RS) e o presidente do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da ABF, professor Nelson de Mello e Souza.

Cherini disse que, “no momento, não há nada mais importante do que se discutir a sustentabilidade, que é o conceito mais generoso do novo milênio. O conceito da sustentabilidade afasta os radicalismos, pois tem como paradigma que a proteção ao meio ambiente apenas ocorrerá por meio do desenvolvimento sustentável. Daí a importância desta parceria estratégica com a Academia de Filosofia”.

O protocolo de intenções prevê a realização de oito grandes congressos em cinco estados brasileiros, com o objetivo de discutir a proteção ao meio ambiente mediante a adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável. O projeto, denominado Sustentar XXI, foi aprovado pelo requerimento nº 56 da Comissão de Meio Ambiente, com o apoio da presidência da Câmara.

A ABF reúne grandes intelectuais brasileiros como os juristas Paulo de Barros Carvalho, Gustavo Capanema, Evaristo de Moraes Filho e Ives Gandra Martins; além de filósofos, literatos, diplomatas e autoridades. Nomes como Nelson de Mello e Souza, Carlos Nejar, Nélida Piñon, Don Odilão Moura, Cândido Mendes, embaixador Baena Soares e Merval Pereira estão na lista de acadêmicos.

Para o presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS), o protocolo e os congressos merecem todo o apoio da presidência da Casa, tanto que evoluíram para a assinatura de um convênio entre a Academia e a Câmara. Durante o evento, coordenado pelo deputado Giovani Cherini, Maia recebeu o título de “Acadêmico Honoris Causa”.

Segundo o presidente da Academia, professor João Ricardo Moderno, a concessão da honraria se deve “às incontestáveis contribuições do deputado Marco Maia para a governabilidade e democracia no Brasil.” Maia afirmou se “sentir honrado por este título, que divido com os outros 512 Deputados.”

Ao receber o título de Doutor Honoris Causa – honraria máxima da Academia – o vice-presidente da República Michel Temer elogiou a iniciativa de cooperação entre a Câmara dos Deputados e a ABF, acrescentando que o Projeto Sustentar XXI é "estratégico para o país".

 

Marcello Sigwalt - Assessor de Imprensa
Gab. Dep. Giovani Cherini (PDT-RS)

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221