Cherini
 

Notícias - 18/04/2011

 

Cherini liderou comitiva de deputados em inspeção na Usina Nuclear de Angra dos Reis

 
 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, deputado Giovani Cherini (PDT-RS) participou nos dias 14 e 15de abril, juntamente com quinze deputados federais das Comissões de Meio Ambiente e Minas e Energia de uma inspeção nas usinas nucleares de Angra I e II. A inspeção é um desdobramento da audiência pública que foi realizada na última terça-feira na Câmara dos Deputados, em Brasília, que tratou da segurança do programa nuclear brasileiro.

Na audiência pública em questão, que contou com a presença de especialistas de renome nacional, foi notada a ausência do órgão licenciador (IBAMA) e da Eletronuclear, sendo que ambas tinham confirmadas suas presenças. Diante das ausências sem explicações, o deputado Cherini ameaçou colocar em votação a convocação dos Ministros de Minas e Energia e da Ministra do Meio Ambiente. Como resultado, ambos os órgãos voltaram atrás e se colocaram a disposição da Comissão para uma nova audiência pública.

Segundo Cherini, ficaram evidenciadas questões extremamente preocupantes. “Descobrimos que Angra não tem licença, que não há um plano de evacuação sério, e se perseguem com processos administrativos os fiscais que denunciam as falhas do sistema. É a maior caixa preta do país', arremata o parlamentar.

Os 15 deputados abaixo partiram da Base Aérea do Comando Militar da Aeronáutica no Rio de Janeiro, em um helicóptero Super-Puma da Marinha, comandado pelo Capitão de Corveta Omar Duarte.

 

Deputados presentes

Comissão de Meio Ambeinte
Deputado Valdir Colatto
Deputado Jorge Pinheiro
Deputado Fernando Jordão
Deputado Domingos Dutra
Deputado Chico Alencar
Deputado Giovani Cherini
Comissão de Minas e Energia
Deputado Carlos Zarattini
Deputado Simão Sessim
Deputado Adrian
Deputado Luiz Argôlo
Deputado Dr. Aluizio
Deputado George Hilton
Deputado Domingos Sávio
Deputado Marcelo Matos
Deputado Paulo Wagner

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221