Cherini
 
Notícias - 05/10/2010
 

Cherini conquista eleição para a Câmara dos Deputados
com a maior votação da bancada do PDT

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), foi eleito deputado federal no último dia 3, com a soma expressiva de 111.373 votos, equivalente a 1,86% do total de votos válidos no Rio Grande do Sul. Foi o mais votado do partido para integrar a bancada de três parlamentares pedetistas na Câmara dos Deputados. Cherini recebeu votos em 494 dos 496 municípios gaúchos.

A vitória nas urnas foi dedicada pelo parlamentar a todos que contribuíram para que conquistasse uma das 31 cadeiras da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. “Quero agradecer aos amigos e especialmente à minha família, que acreditaram nesse sonho e me ajudaram a realizá-lo, porque de outra forma nada disso seria possível. Quero dizer, ainda, que darei seguimento ao trabalho que venho desenvolvendo em prol do nosso Rio Grande, consciente da responsabilidade de minhas ações neste sentido”, salientou Cherini.

Ao avaliar o processo eleitoral, Cherini destacou que o pleito é a oportunidade para os cidadãos exercerem plenamente a democracia. “Mas faltou emoção nesta campanha, devido à quantidade de restrições impostas pela legislação”, ponderou o chefe do Legislativo, que defende uma reforma político-eleitoral para aprimorar o processo. “Candidatos que cumprem a lei são prejudicados. Houve muita colocação irregular de cavaletes com propaganda, por exemplo. A lei deveria ser mais respeitada”, afirmou.

Trajetória
Nascido em 23 de junho de 1960, no então distrito de Soledade – atual município de Mormaço, Cherini exerce o seu quarto mandato no Parlamento gaúcho. Filho de pequenos agricultores, fez o curso superior em Tecnologia Agronômica, modalidade Cooperativismo, na Unijuí, e completou pós-graduações em Israel e na França. Sempre ligado ao cooperativismo, trabalhou na Cotrijal em Não-Me-Toque, na Coagrisol em Soledade, e na Cotrisal em Sarandi, de onde saiu para comandar o Sindicato dos Trabalhares Rurais de Soledade, que presidiu por seis anos. Ainda hoje é sócio de cinco cooperativas.

Em 1989, filiou-se ao PDT. No ano seguinte, disputou uma cadeira no Legislativo estadual pela primeira vez. Apesar de não ter obtido número de votos suficiente para se eleger, Cherini não desistiu do sonho de infância e, depois de concorrer à prefeitura de Soledade, elegeu-se deputado estadual em 1994, com 19 mil votos. A partir daí o seu número de eleitores só cresceu. Em 1998, foram 39 mil votos. Em 2002, 55 mil, e em 2006, quase 65 mil votos. Cherini é recordista como formulador de projetos de lei. Em 15 anos de mandato, o parlamentar apresentou cerca de 680 proposições em diversas áreas, que resultaram em 101 leis estaduais.

Em 30 de janeiro de 2010, Cherini assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, instituindo o programa de gestão Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças, com o objetivo de suplantar a dualidade da sociedade gaúcha, a fim de buscar o crescimento do Estado. “Com este projeto, estamos contribuindo para a superação dos antagonismos que marcam a política gaúcha”, frisou.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221