Cherini
 
Notícias - 24/11/2010
 

Parlamento gaúcho condecora presidente da Cotrijuí com Medalha do Mérito Farroupilha

 
 

A maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha, foi entregue na noite desta quarta-feira (24) ao presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijui), Carlos Domingos Poletto, em cerimônia no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.

A comenda foi proposta pelo chefe da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado, especialmente na área do agronegócio. “Poletto marcou sua trajetória de vida como cidadão integrado às causas do bem comum, buscando soluções de políticas agrícolas e fortalecimento do sistema cooperativo, em parcerias de negócios e incorporações. Neste sentido, trabalhou para dar impulso à exportação dos produtos gaúchos, principalmente das cooperativas”, frisou Cherini.

Ao destacar a capacidade empreendedora do agraciado, o parlamentar lembrou o importante papel desempenhado pela Cotrijui, com sede em Ijuí, na região do Planalto Médio, no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Sem dúvida alguma, Poletto é muito mais do que um investidor. Este homem, com visão além de seu tempo, contribui decisivamente na construção de um estado mais próspero do ponto de vista socioeconômico”, avaliou Cherini. “Sua participação na Cotrijui tem a marca do cooperativismo. Ele liderou programas, projetos e incentivos ao plantio direto, à biotecnologia, ao Programa de Qualidade, à criação de grupos de assistência técnica dirigida, ao desenvolvimento da escola no campo, à promoção do plantio direto na palha e à irrigação de dezenas de propriedades rurais”, citou.

Emocionado com a distinção, Poletto afirmou que a conquista não é mérito apenas seu, mas de uma equipe de trabalho que desempenha papel fundamental na concretização dos ideais do cooperativismo. “Esta medalha nos inspira a novos desafios, sempre na busca do melhor para nossa sociedade e o Rio Grande como um todo”, destacou.

Perfil
Carlos Domingos Poletto nasceu em 8 de abril de 1950, em Vila Jóia, então distrito de Tupanciretã, hoje município de Jóia. Formou-se técnico em contabilidade, em 1969, na Escola Técnica de Comércio Ijuí, na época uma das mais conceituadas do estado nesta área. Sua primeira experiência profissional no setor do agronegócio foi aos 16 anos, quando começou a trabalhar em empresa de comércio atacadista de gêneros alimentícios e equipamentos manuais para agricultura.

Em 1976, iniciou as atividades de produção agrícola em pequena propriedade arrendada. A dedicação quase que integral na agricultura e pecuária, que evoluiu rapidamente, não impediu que dedicasse tempo para continuar a formação profissional e a participação ativa na vida comunitária. Entre as ações proativas, foi idealizador e sócio fundador do Sindicato Rural de Tupanciretã, em 1971. Mais tarde, destacou-se como idealizador, sócio fundador e membro do Diretório do Sindicato Rural Patronal de jóia.

Em marco de 1994, assumiu o cargo de conselheiro fiscal titular da Cotrijui, passando a responder pela presidência da cooperativa no ano seguinte. Foi reeleito nas assembléias de 1997, 2001, 2005 e 2009. Na Cotrijui, liderou programas como os de Plantio Direto, Biotecnologia, Escola no campo, e de Instalação de Irrigação em propriedades. Também merce destaque, entre as contribuições de Poletto para o agronegócio, o desenvolvimento de ações conjuntas para o fortalecimento do sistema cooperativo. Atuou, ainda, nas tratativas para o início das exportações de carne suína brasileira para a Rússia.

Em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu honrarias como o Troféu Qualidade Exportação (Madri-Espanha), Troféu destaque Gaúcho 2009 (Revista destaque Gaúcho-Grupo Band), Troféu Meio Ambiente (Biosfera-Rio de Janeiro), Troféu Folha verde (Assembleia Legislativa gaúcha), e Troféu Amigos da Água (Governo do estado do RS).

Presenças
Participaram da homenagem, os deputados estaduais Gerson Burmann (PDT), Adroaldo Loureiro (PDT), Aloísio Classmann (PTB) e Zilá Breitenbach (PSDB), além da vice-reitora da Universidade de Ijuí, Antônia Bussmann, os dirigentes do Sistema Sescoop-Ocergs, Virgílio Perius, da Fiergs, Luiz Felipe Schiavon, e da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, o presidente da Expoijuí, Valter Joel de Moura, e familiares.


 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221