Cherini
 
Notícias - 17/11/2010
 

Fumicultores gaúchos participam de manifestação na COP 4

 
 

Comitiva liderada pela Fetag aguarda manifestação do governo brasileiro

Do lado de fora do local onde ocorre a Conferência das Partes no Convênio da OMS para o controle do Tabaco (COP 4), em Punta del Este, Uruguai, um grupo de aproximadamente 140 agricultores gaúchos, liderados pela Fetag, faz pressão para participar dos trabalhos.

Diante da negativa da organização, um grupo de agricultores de diversos locais do mundo, em nome da Associação Internacional dos Países Produtores de Tabaco (ITGA) entregou para o presidente do Secretariado da COP4, Haik Nikogosian, cerca de 238 mil assinaturas de produtores de tabaco, onde pedem que se mantenha o direito da produção fumageira e, consequentemente, a manutenção da sobrevivência de milhares de famílias no campo. O deputado Heitor Schuch (PSB) participa com os agricultores gaúchos da manifestação pacífica.

Conforme o tesoureiro da Fetag, Nestor Bonfante, que está no local, a comitiva com os produtores gaúchos se unirá à delegações da Argentina e Uruguai e fará um manifesto público com carros de som, que pretende reunir cerca de 200 pessoas. A mobilização em frente ao hotel onde acontece a COP 4 deve seguir até o meio-dia. "Queremos alertar o governo sobre a importância que tem os plantadores de fumo para o nosso Estado".

Segundo Bonfante, o governo está impondo medidas que vão prejudicar famílias de produtores rurais. "Várias restrições estão sendo projetadas para que cada vez mais se proíba o uso do cigarro, mas enfim, qual é a alternativa que o governo está dando para mais de 200 mil famílias da Região Sul?", questiona.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221