Cherini
 
Notícias - 03/03/2010
 

Cherini destaca importância da Expoagro Afubra na diversificação da agricultura familiar

 
 

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), ressaltou nesta quarta-feira (3), durante a abertura da 10ª edição da Expoagro Afubra, o importante papel exercido pela entidade no sentido de fomentar a diversificação da pequena propriedade rural. “A Afubra é a marca do crescimento e desenvolvimento regional, através da ousadia de mais de cinco décadas, calcada no espírito da cooperação”, avaliou o deputado, na solenidade realizada no Parque de Exposições Haisi Gralow, no distrito de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, que contou com a presença da governadora Yeda Crusius.

Cherini destacou que a Expoagro, ao oferecer produtos, serviços e tecnologias inovadoras para o meio rural, possibilita ao agricultor aprimorar o plantio e a colheita, favorecendo a obtenção de melhores resultados com menor esforço. “Esta feira, idealizada pela Afubra, é uma prova de que por meio da persistência e cooperação é possível melhorar a qualidade de vida do pequeno produtor, a partir do uso de instrumentos que aprimoram a lida no campo”, frisou. “Levantamos a bandeira do cooperativismo porque temos a visão de que somente unidos poderemos alcançar vitórias”, reafirmou o parlamentar.

O presidente da ALRS lembrou, ainda, que o Parlamento gaúcho estará presente nos três dias da feira. Na próxima sexta-feira (5), a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB), realizará audiência pública para debater a legislação ambiental no Rio Grande do Sul, como parte da programação do evento.

Incentivo ao pequeno agricultor
Maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, a Expoagro Afubra completa 10 anos, com programação desenvolvida de 3 a 5 de março. Conforme o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, o evento promove o encontro de produtores rurais com entidades, instituições, empresas e órgãos preocupados com o meio rural e engajados na tarefa de promover o desenvolvimento regional.

O coordenador da feira, Marco Dornelles, disse que a expectativa é de superar o público que prestigiou a edição passada, que foi de 51 mil visitantes. “Estamos oferecendo as tradicionais palestras técnicas e exposições de produtores, com a novidade de que, neste ano, há incremento nos setores de animais, com a inclusão de suínos e aves”, revelou. Dornelles disse, ainda, que como incentivo ao jovem rural e sua permanência no campo, a programação traz a I Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida. O objetivo é apresentar trabalhos da região Sul do país, realizados por alunos das escolas parceiras, voltados ao desenvolvimento sustentável das comunidades.

Presenças
Presentes na abertura do evento os deputados estaduais Marquinho Lang (DEM), 1º vice-presidente da Mesa Diretora; Edson Brum (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura; Nelson Marchezan Jr. (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Planejamento; Alceu Moreira (PMDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça; e os líderes partidários do PSB, Heitor Schuch, e do PSDB, Zilá Breitenbach. Também participaram secretários de Estado, o deputado federal Sérgio Moraes (PTB/RS), o prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha, e dirigentes de entidades representativas do setor do agronegócio.

 

Por: Adriana Davoglio - MTB 7617

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221