Cherini
 
Notícias - 28/05/2010
 

Cherini destaca prestígio do nativismo através do 25º Carijo da Canção Gaúcha

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), participou na noite dessa quinta-feira (27) da abertura oficial do 25º Carijo da Canção Gaúcha, que se realiza até o próximo dia 30 no Parque Municipal de Exposições Telmo José Schardong, em Palmeira das Missões. “Este evento de inspiração nativista engrandece e divulga a cultura do Estado, valorizando as nossas tradições, com a apresentação de artistas de renome e de concorrentes no festival da canção extremamente qualificados”, afirmou o parlamentar.

Cherini destacou a organização da festa, promovida pela prefeitura de Palmeira das Missões através da Secretaria Municipal da Cultura, Desporto e Turismo, oferecendo vasta programação para celebrar o jubileu de prata do evento. O deputado lembrou, ainda, atividades desenvolvidas pelo Parlamento gaúcho com o intuito de promover o tradicionalismo. Citou a agenda cultural 2010 do Recanto Gaúcho, no Espaço Nico Fagundes, térreo do Palácio Farroupilha, que desde 22 de março realiza eventos ligados à identidade regional, congregando as diferentes manifestações culturais gauchescas. Cherini é autor da Lei 13.203/2009, que declara Palmeira das Missões Terra do Carijo da Canção Gaúcha. Também é de sua autoria a Lei 11.929/2003, que institui o chimarrão como bebida símbolo e o churrasco como prato típico no Rio Grande do Sul.

Entre os apoiadores da 25ª edição do festival estão entidades filiadas ao MTG, IGTF e Secretaria de Estado da Cultura. Vários shows fazem parte da programação, como o de Nenito Sarturi e Grupo Manancial, Antônio Gringo e grupo, João de Almeida Neto e Banda, Rui Biriva e Grupo, e Cezar Oliveira e Rogério Mello. Os jurados são Augusto Korsack Filho, Sabani Felipe de Souza, Adão Quintana, Dorval Delgado Dias e João de Almeida Neto.

Algumas das músicas classificadas para a fase geral são Adaga de fogo (letra de Rafael Chiappeta Teixeira e música de Digo Oliveira/Marcelinho Carvalho); Plantar é gerar (letra de Ramires Monteiro e música de Cláudio Christo; Um tostado de lei (letra de Moacir Severo e música de Henrique Salgueiro); e Enxurrada (letra e música de Juliano Barros).

Participaram da abertura do evento o deputado Pedro Westphalen (PP), o prefeito de Palmeira das Missões, Lourenço Ardenghi Filho, e o presidente do festival e secretário municipal da Cultura, Desporto e Turismo, Antonio Leo Rodrigues.

Reconhecimento
Em 2004, o Carijo da Canção foi agraciado com o Troféu Cultura Gaúcha, reconhecido pelo governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura, como um dos maiores eventos culturais do gênero.

O festival é considerado patrimônio cultural do Rio Grande do Sul desde 2005, através da Lei Estadual nº 12.282, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP).

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221