Cherini
 
Notícias - 01/05/2010
 

Presidente do Parlamento afirma que Fenachim promove a valorização da tradição gaúcha

 
 

O presidente do Legislativo gaúcho, deputado Giovani Cherini (PDT), participou na manhã deste sábado (1º), da abertura oficial da 11ª Festa Nacional do Chimarrão, no Parque Municipal em Venâncio Aires. O parlamentar salientou que a festividade, realizada a cada dois anos, promove a valorização da cultura e das tradições gaúchas. “É um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul, que possibilita a divulgação do hábito gauchesco da cultura da erva-mate, oportunizando também a demonstração do potencial industrial, comercial, agrícola e de serviços das regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari”, afirmou.

O deputado destacou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Escola do Chimarrão, dirigido por Pedro José Schwengber, para difundir o chimarrão como um símbolo do Rio Grande do Sul e de cooperação e integração social. O presidente da ALRS elogiou a iniciativa do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, que busca o reconhecimento do chimarrão como patrimônio nacional. A conquista do registro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já está em andamento. Cherini também lembrou leis de sua autoria para preservar hábitos e tradições gaúchas e incrementar o turismo no Estado. Citou a Lei 11.929/2003, que institui o chimarrão como bebida símbolo e o churrasco como prato típico no Rio Grande do Sul, e a Lei 13.281/2009, que declara Venâncio Aires Capital Nacional do Chimarrão. A cidade desta ca-se no setor da produção primária: além da erva-mate é considerada a maior produtora de fumo do país.

O presidente da 11ª Fenachim, Adalberto Hamester, disse que a expectativa é atrair um público superior a 100 mil pessoas durante o evento, que se encerra no próximo dia 11. “A programação está repleta de atrações, com shows nacionais e regionais, feiras industriais, comerciais e agrícolas, mostra de artesanato e competições esportivas”, frisou. Segundo Hamester, a feira conta com quase 200 expositores e a novidade para este ano é a recepção aos visitantes no espaço chamado Chimarródromo, destinado à degustação das variedades locais da erva-mate.

Entre as autoridades que participaram da solenidade de abertura, estavam o vice-presidente da Mesa Diretora da ALRS, Marquinho Lang (DEM), o presidente da Comissão de Agricultura, Edson Brum (PMDB), e o deputado Heitor Schuch (PSB), os deputados federais Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Beto Albuquerque (PSB) e Sérgio Moraes (PTB), o secretário de Estado da Segurança Pública, general Edson Goularte, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, e o presidente da Câmara de Vereadores, Nilson Lehmen.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221