Cherini
 
Notícias - 29/01/2010
 

Cherini trará espírito cooperativista para a chefia do Parlamento gaúcho

 

Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças será o lema da gestão do deputado Giovani Cherini (PDT) na presidência da Assembleia Legislativa (AL). Ao assumir a chefia do Poder Legislativo do Estado neste sábado, 30 de janeiro, às 9 horas, o parlamentar começará a desenvolver um projeto que pretende contribuir para a superação dos antagonismos que marcam a política gaúcha. Para o pedetista, é preciso suplantar a dualidade da sociedade do RS, a fim de buscar o crescimento do Estado. “A maioria, quando é gremista, é anticolorada, e vice-versa. E isso acontece na política. Aquele que perde fica ‘anti’ aquele que ganhou. E passamos quatro anos assim. Perdemos a Ford por causa disso. Foi um fato emblemático. Eu, que tenho uma prática de busca de harmonia, tenho que tentar modificar esta realidade. E a palavra que vem fortemente neste sentido é: cooperação”, explica Cherini.

Associativismo

O futuro presidente da AL afirma que irá valorizar o associativismo, a solidariedade e a responsabilidade social das empresas. Ele lembra que o RS tem forte tradição de cooperativismo e cita os CTGs como exemplo de associativismo que os gaúchos “exportam” para o mundo inteiro. Conforme Cherini, até mesmo um país – a Guiana – buscou subsídios no Estado para a implementação de projeto cooperativista em seu território. “Se conseguirmos fazer com que melhore esse processo de interação e cooperação dentro das empresas, já conseguiremos muito”, projeta.

Cherini ressalta que não há como se fazer cooperação de forma unilateral e autoritária, mas sim de maneira construída e coletiva. “Ou conta-se com a boa vontade das pessoas, ou não há cooperação. Tem que ser com boa vontade, solidariedade, fraternidade e com amizade cívica”, assinala. O deputado salienta que o maior desafio de sua atuação parlamentar é buscar a construção de uma sociedade mais feliz e harmoniosa. “Construir um prédio é fácil. Construir a felicidade dos cidadãos é muito mais difícil. Gentileza, cooperação e fraternidade geram uma sociedade mais feliz”, avalia Cherini.

Pluralidade

Na chefia do Poder Legislativo, Cherini quer consolidar a vocação do Parlamento como centro de convergência dos debates sociais, em todas as suas manifestações. “Dentro da organização do Estado, o Legislativo é, sem dúvida, o que tem mais vocação para ocupar este novo espaço da democracia participativa e cidadã, trazendo para seu âmbito os grandes debates de interesse público”, analisa Cherini, ressaltando que a grande força da AL reside em sua composição multipartidária, refletindo, na sua pluralidade, a capacidade de intermediar e encaminhar conflitos e contradições latentes na sociedade.

Cherini quer também buscar uma maior aproximação entre as comissões temáticas e o Fórum Democrático, e fortalecer a presença da AL no Interior através da participação do Parlamento nas principais feiras e exposições do Estado. Serão pelo menos 12 eventos, como a Expointer e a Expodireto, em que o Legislativo apresentará à sociedade gaúcha casos de sucesso de experiências cooperativas desenvolvidas no RS.

 

Leonel Rocha – Reg. Prof. 8.581

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221