Cherini
 
Notícias - 12/12/2010
 

Cherini destaca crescimento do Alto Uruguai a partir da vitivinicultura

 
 

O presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), ressaltou nesta sexta-feira (10), a importância do Projeto Vinhos e Sucos do Alto Uruguai Gaúcho, no sentido de promover o desenvolvimento da vitivinicultura no norte do Estado. “É uma proposta que fortalece e abrirá novas oportunidades para o crescimento regional, por meio da diversificação da cadeia produtiva do vinho”, ponderou o parlamentar, durante o lançamento da iniciativa, realizado na sede da Vinícola Antônio Dias, às margens da RS-324, em Três Palmeiras.

O projeto é da Rede de Vinícolas do Alto Uruguai, composta por 12 pequenas empresas produtoras de vinhos e sucos de uva de oito municípios da região. O empreendimento é feito em parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, através do programa Redes de Cooperação. Participam as cidades de Três Palmeiras, Ametista do Sul, Alpestre, Planalto, Frederico Westphalen, Barra Funda, Sarandi e Rondinha.

Para o coordenador de marketing da Rede de Vinícolas do Alto Uruguai, Silvânio Antônio Dias, a idéia irá agregar valor aos produtos da vitivinicultura da região, sendo uma promissora alternativa para o agronegócio local. “Vamos criar o selo com a indicação de procedência dos produtos do Alto Uruguai, que consolidará a região como produtora de vinhos, sucos e espumantes de alta qualidade”, acrescentou.

A divulgação do turismo rural também é uma das metas do projeto. O vinho e as videiras devem abrir novas oportunidades neste setor, considerando que a região já é conhecida pelos roteiros das pedras preciosas e o Salto do Yacumã. “A proposta irá contribuir, ainda, para tornar a região reconhecida pela excelência de produtos e serviços, bem como para a redução do êxodo rural”, afirmou o presidente da Rede de Vinícolas do Alto Uruguai, Rodrigo Zandoná.

A Rede
Criada em março de 2010, a Rede de Vinícolas do Alto Uruguai busca a qualificação gerencial e de produtos, acesso a novas tecnologias e abertura de novos mercados. As 12 vinícolas que integram a associação são responsáveis pelo cultivo de 150 hectares de videiras para vinhos de mesa e sucos e vinhos finos e espumantes, com os varietais cabernet sauvignon, tannat, touriga nacional, ancelota, moscato e chardonnay.

O cultivo da uva no Alto Uruguai é recente, tendo iniciado há menos de uma década. As características geoclimáticas são um diferencial em relação a outras regiões, permitindo uma safra antecipada em até dois meses. Este fator representa uma vantagem competitiva para a produção local.

Entre as ações já implementadas estão a criação da marca de identidade regional e material publicitário, capacitação inicial em marketing e parcerias para análise de produtos com a URI. Os gestores do projeto reivindicam junto aos órgãos governamentais políticas para a redução da carga tributária sobre o produto, inclusão da rede na Rota Turística do Estado, e melhorias na malha viária regional.

Associados da Rede de Vinícolas
Vinhos Finos Antônio Dias - Três Palmeiras
Sucos Tedesco - Rondinha
Vinícola Dom Gentil - Barra Funda
Sucos Tolotti - Barra Funda
Vinhos Vizini - Sarandi
Sucos Vitis - Sarandi
Sucos Carbonari - Sarandi
Aghata Vinhos Finos - Ametista do Sul
Cooperametista - Ametista do Sul
Cooper Bom Pastor - Planalto
Vinhos Cave de Cristal - Planalto
Vinhos Menzen - Alpestre

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221