Cherini
 
Notícias - 02/12/2010
 

Presidente da Assembleia avalia importância do cooperativismo de eletrificação rural

 

O chefe do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT), ressaltou, na manhã desta quinta-feira (2), as experiências de sucesso da região Norte do Estado em termos de cooperativismo, em áreas como as da produção, crédito e iluminação, em especial a de eletrificação rural. “Este setor deveria ser enaltecido, porque as cooperativas exercem um papel que caberia ao Estado”, ponderou o parlamentar, na abertura do 1º Seminário de Integração, Cooperação e Desenvolvimento do Médio e Alto Uruguai, realizado na sede social da Creluz, em Pinhal.

O evento foi promovido pela Cooperativa de Distribuição de Energia (Creluz), em parceria com a Assembleia Legislativa, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, o Sistema Ocergs/Sescoop-RS, e a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs ). O encontro reuniu lideranças de 36 municípios da região, na área de abrangência do Grupo Creluz, com o objetivo de mostrar a importância do trabalho cooperativado na busca de alternativas para o desenvolvimento.

De acordo com Cherini, que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop-RS), a união de esforços contribui de forma inquestionável na resolução dos grandes problemas que afetam a sociedade. “Temos que ampliar o número de Frencoops municipais, incentivando as câmaras de vereadores a participarem do mundo cooperativo e o povo gaúcho a tomar consciência da importância do associativismo”, avaliou.

O parlamentar lembrou que ao assumir a Presidência do Legislativo gaúcho, no início de 2010, instituiu uma proposta de gestão voltada ao trabalho conjunto para a superação das dificuldades estruturais enfrentadas pelo Estado, sob o lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças. Cherini frisou, ainda, que o Rio Grande do Sul foi pioneiro ao instituir a política estadual cooperativista. A Lei 11.829/2002, de sua autoria, acabou servindo de exemplo para outros Estados.

Além de Cherini, palestraram os presidentes do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Vergilio Perius; da Fecoergs, Jânio Vital Stefanello; e do Grupo Creluz, Elemar Battisti. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Pinhal, Sérgio Valentim Tres, o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhal, Odacir Zanetti, e o diretor do Fórum de Desenvolvimento Regional, Luiz Roberto Rech.

Modelo para o mundo
A Cooperativa de Distribuição de Energia (Creluz), com sede administrativa em Pinhal, utiliza um sistema de geração de energia limpa que virou exemplo de prática sustentável para o mundo. O modelo de represas para abastecimento de hidrelétricas do Grupo Creluz foi reconhecido por uma ONG britânica pelo uso adequado dos recursos naturais, conquistando em julho, em Londres, o prêmio Ashden Awards 2010.

A Creluz foi fundada em 3 de abril de 1966 e atua em 36 municípios do Norte do Estado. A primeira usina de geração foi colocada em funcionamento em 1999 e, hoje, há seis usinas em operação, em Taquaruçu do Sul, Seberi, Palmeira das Missões, Erval Seco, Cristal do Sul e Novo Tiradentes. O Grupo tem ampla atuação social, com destaque para os programas Ligar, na área de eletrificação para famílias carentes, e Água Limpa, no apoio a projetos de abastecimento de água potável para associados.

Em homenagem à trajetória do Grupo Creluz, voltada a um trabalho de geração de energia limpa, o presidente da ALRS anunciou que irá sugerir a apresentação de um projeto de lei tornando Pinhal a Terra da Energia Sustentável.

 
 

 

 
Gabinete do Deputado Federal Giovani Cherini
Gabinete em Brasília: Congresso Nacional - Anexo 3 - Gabinete nº 466 - Fone: (61) 3215-5466
Escritório em Porto Alegre: Rua General Câmara, 406, sala 104 - Fone: (51) 3286-1221